quinta-feira, 5 de março de 2015

O Grande Hotel Budapeste

budapeste hotelFilme: O Grande Hotel Budapeste ( The Grand Budapest Hotel )
Nota: 9,5
Elenco: Ralph Fiennes, Adrien Brody, Willem Dafoe, Harvey Keitel, Jude Law, Bill Murray, Edward Norton, Jason Schwartzman, Tilda Swinton, Owen Wilson
Ano: 2014
Direção: Wes Anderson

 

 

 

Foi indicado a 09 Oscars e venceu 04.

Tá aí um dos meus preferidos na temporada de prêmios do ano.

O Grande Hotel Budapeste é um filme leve, inocente, até bobinho, que traz uma sensação boa a quem assiste.

O filme é contado por meio de memórias sobre o período de ouro do hotel que tem o nome do filme. O protagonista é o M. Gustave, concierge e uma pessoa de personalidade muito interessante.

Gustave é apaixonado pelo hotel e pela sua profissão. Além disso, ele encanta hóspedes, sobretudo as mulheres idosas, que gostam de toda a bajulação dele.

A trama envolve o momento em que uma velha morre e deixa ao funcionário uma obra de arte como herança. A partir daí, há uma perseguição a Gustave por parte dos familiares da velha e ele passa o filme todo tentando recuperar sua liberdade, com total apoio de Zero, um menino que é um tipo de faz tudo seu no hotel.

O trabalho de Ralph Fiennes estava impecável. O humor sutil dá uma sensação de leveza em nós. Gosto do aspecto visual também, que foi muito valorizado com prêmios nesse ano.

O mais interessante é notar que um grande clássico pode trazer mais uma história de amor, mais uma memória de tempo áureo, mais superação de meninos pobres, mas por mais que essas histórias já tenham sido exploradas, o modo como tudo é feito que faz valer a experiência de assistir a um filme. Ponto para o diretor.

Não foi preciso bolar histórias mirabolantes nem recorrer a artifícios que causem polêmicas fora das salas de cinema. Isso acontece quando você tem uma história, atores e diretores bons.

Recomendo muito esse filme. Era um dos meus favoritos ao prêmio nesse ano.

FDL

0 comentários: