domingo, 1 de março de 2015

Sniper Americano

american sniperFilme: Sniper Americano (American Sniper)
Nota: 9
Elenco: Bradley Cooper
Ano: 2014
Direção: Clint Eastwood

 

 

 

 

 

Eu gostava muito dos filmes do Clint. Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal é um dos meus filmes preferidos de todos os tempos.

Lembro também do ano de 2003, quando ele humilhou com Sobre Meninos e Lobos, uma obra densa e cheia de nuances sobre o comportamento humano.

O negócio é que depois ele descambou pro lado da guerra, que eu odeio. Não gosto de falar de guerra, não gosto de assuntos de guerra, filmes de guerra, nada disso. Acho chato e completamente irracional. Acabei desanimando de ver filmes dele.

Acontece que se tem um diretor que já me fez acompanhar um filme sobre um assunto que eu não gosto e mesmo assim achar o filme excelente, foi o Clint Eastwood, com Menina de Ouro.

Nesse ano, com American Sniper, li críticas ao trabalho dele e do Bradley Cooper e gostei da possível visão que seria dada à guerra nesse caso.

Esse filme é inspirado na história real do atirador das forças armadas americanas Chris Kyle, que atuou nas guerras americanas no período pós 11 de setembro. O homem era um atirador exímio e foi um dos mais letais nas estatísticas.

A obra se desenvolve mostrando muito os reflexos dessa profissão de Chris Kyle, tanto nos seus conflitos internos quanto na sua relação com sua família e seu lugar na sociedade quando ele volta.

Sniper Americano poderia ter sido mais um filme de enaltecimento desses chamados heróis que dão a vida pelo país, reforçando toda essa doutrina americana de justificação das guerras. Em alguns momentos é. Mas tem um lado crítico que faz valer o filme.

Chris fica atormentado pelos fantasmas da guerra e se afasta mentalmente do mundo e da família. Além disso, ele percebe que a guerra vai o consumindo.

O final do filme poderia ter explorado um sensacionalismo bem com a cara das grandes obras americanas. Mas preferiu ser mais sutil. Ponto para Clint.

Vale registrar que esse filme foi um dos únicos do Oscar desse ano que teve faturamento alto de bilheteria. O resto era produção independente e não faturou alto.

A atuação do Bradley Cooper esteve boa. Mas não sei por qual motivo eu nunca acho que ele atuou de forma digna de uma indicação, mas quem sou eu? Mesmo assim eu gosto dele.

No final foi um bom filme, extremamente bem feito, que retratou uma triste realidade do nosso mundo e que ainda trouxe algumas reflexões.

Recomendo.

FDL

0 comentários: