segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Lavoura de Corpos – Patricia Cornwell

lavoura de corpos patricia cornwell“O Setor de Pesquisa em Deterioração da Universidade do Tennessee era conhecido simplesmente como Lavoura de Corpos, desde que eu me conhecia por gente. Pessoas como eu não pretendiam ser irreverentes ao usar o apelido, pois ninguém mais do que nós respeita mais os mortos, pois trabalhamos com eles e aprendemos a ouvir suas histórias silenciosas. Nosso objetivo é ajudar os vivos.

Com este objetivo, a Lavoura de Corpos foi fundada vinte anos atrás. Os cientistas precisavam saber mais a respeito da hora da morte. Num dia comum, os vários hectares de mata abrigavam dúzias de cadáveres em variados estágios de decomposição. Projetos de pesquisa exigiam minha presença periódica ali havia anos, e, embora eu nunca tivesse me considerado perfeita para determinar a hora de uma morte, havia melhorado bastante.

A Lavoura era propriedade e responsabilidade do Departamento de Antropologia da Universidade, comandado pelo Dr. Lyall Shade, curiosamente situado no porão de um estádio de futebol. Katz e eu descemos às oito e quinze, passando pelos laboratórios de zooarqueologia de moluscos e primatas neotropicais, pelas coleções de saguis e micos, pelos projetos estranhos, identificados apenas por algarismos romanos. Várias portas estavam enfeitadas com cartões humorísticos e citações que me fizeram rir”

Patricia Cornwell

É o volume 5 dos livros que Patricia Cornwell escreveu sobre a médica legista Kay Scarpetta. Confesso que todo ano acabo lendo um e um dia alcanço os lançamentos anuais da escritora.

No presente livro há uma certa continuação da história contada em Desumano e Degradante, em especial o vilão Temple Gault, um serial killer extremamente ousado e inteligente.

A personagem Lucy, sobrinha da legista agora estagia no FBI e desenvolve um sistema de computador que auxilia a polícia na investigação de crimes e parece ter entrado na mira do serial killer por isso.

Além disso, uma morte em uma cidade pequena parece ser nova obra de Gault e a proximidade de Scarpetta com o agente Wesley aumenta à medida que incomoda tanto ela quanto outras pessoas.

Uma menina foi assassinada e isso coloca a cidade em pânico, porque tudo indica ter sido obra de Gault.

Foi um excelente livro que li em dois dias. A capacidade narrativa de Patricia Cornwell é um talento inegável, mesmo que as histórias não tenham tantas novidades assim.

Por isso acabei lendo o livro seguinte e isso fica para o próximo post.

FDL

0 comentários: