terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Serial Podcast

Serial

Isso foi realmente surpreendente e mais uma prova de que a internet e a era digital são incríveis.

Recebi a indicação de amigos da Renatinha e da Lica sobre um podcast chamado Serial, que tratava de um crime real e era um sucesso nos Estados Unidos.

Eis do que se trata:

Sarah Koenig é uma jornalista americana e acabou se deparando com um caso de homicídio ocorrido em 1999 em Baltimore. Amigos e parentes do condenado não se conformam com a sentença e dizem que o processo foi cheio de furos e que ele é inocente.

A jornalista se interessa pelo caso e passa a investigar de forma independente o que ocorreu, se poderia ter havido um erro judiciário. Só que o caso tem tantos desdobramentos e situações peculiares que ela transformou toda a investigação em um seriado de 12 episódios na forma de podcast.

Durante os áudios há narrações de Sarah, diálogos com os envolvidos, utilização de áudios da época, e muitas digressões.

O caso é o do assassinato da estudante de 18 anos Hae Min Lee, que desapareceu logo após sair da escola em Baltimore, tendo seu corpo sido encontrado dias depois em um parque na cidade. O condenado pela morte foi Adnan Syed, também estudante e ex-namorado da garota.

Sarah faz uma investigação meticulosa sobre tudo o que aconteceu, conversando com testemunhas (várias se deixaram gravar para o podcast), fazendo reconstituições, procurando novos documentos e versões sobre o ocorrido.

O caso é extremamente complexo e tem várias nuances. Eu passaria dias aqui fazendo comentários e dando pitacos.

Essa polêmica toda transformou esse podcast num sucesso, com milhões de ouvintes por episódio.

O que eu mais gostei foi da tentativa de imparcialidade de Sarah. Ela resolveu mexer em tudo de cabeça limpa, sem pré-julgar Adnan, mas tampouco sem defende-lo. A conclusão a que ela chega no final não digo.

O podcast é muito bem produzido, com uma evolução envolvente, trilha sonora incidental e vários fatores sedutores.

Melhor que tudo isso são as digressões dos envolvidos, porque trazem discussões extremamente relevantes ao sistema penal tanto americano quanto mundial. Há sim preconceitos, pressões, falta de transparência, desrespeito às garantias fundamentais.

O podcast foi tão relevante que as novas evidências deram uma chance de reexame do caso de Adnan nas cortes norte-americanas.

Infelizmente não há no momento nenhuma tradução para o português, então precisamos usar todo o nosso inglês profissional aprendido na Escola Friends de Idiomas. Há transcrições que ajudam também os que não possuem o ouvido tão afiado.

Segue o link: http://serialpodcast.org/

Já foi prometida uma segunda temporada, com outra história, que deveria ter estreado esse ano, mas logo sai.

Claro que não posso deixar de registrar aqui uma frustração minha: o SNL já tinha feito esquete sobre Serial e eu acabei não entendendo. Só agora fui atrás e vi de novo, compreendendo como o elenco do SNL é genial.

FDL

0 comentários: