quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Shame

shameFilme: Shame (Shame)
Nota: 9
Elenco: Michael Fassbender
Ano: 2011
Direção: Steve McQueen

 

 

 

 

 

O Netflix me deu a ideia de agora no final do ano assistir a alguns filmes que eu me interessei e por motivos diversos acabei deixando para trás. Esse foi o primeiro que apareceu e deu vontade de ver.

Michael Fassbender interpreta um homem chamado Brandon, que parece ter uma vida perfeita: bem sucedido profissionalmente, chama a atenção das mulheres, tem amigos e por aí vaí. O problema dele é um silencioso, constrangedor e secreto vício em sexo.

O que eu achei mais interessante nesse filme é que não se fala essa expressão durante cena alguma. Do mesmo jeito, vemos a luta do protagonista, que poucas palavras falou durante toda a história, em construir algum tipo de afeto genuíno sem as taras do sexo para interferir.

Vemos essa tentativa dele várias vezes, como quando joga o seu notebook da putaria no lixo e tenta construir um relacionamento normal com uma colega de serviço. O problema é que ele não consegue.

Outro aspecto bem explorado é o de sua irmã, Sissy, que é extremamente carente de atenção e carinho, mas de forma diferente. Brandon tenta afastá-la a todo momento por causa de sua condição, sem poder dizer exatamente o motivo.

É um filme tenso, pesado e extremamente cuidadoso em mostrar o tema. Interessante notar que o filme fala de sexo durante o tempo todo, de formas sutis e também agressivas.

Gostei muito, mesmo sabendo que não deve agradar todo tipo de espectador.

FDL

0 comentários: