sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst

the jinx

Mais uma indicação de Lica e Renatinha. É praticamente um segundo round de Serial. Você se apega em conhecer casos reais de crimes violentos e não para mais.

Trata-se de um documentário de 06 episódios exibido pela HBO e disponível na HBO-GO. Há um site também criado por eles com diversas informações multimídia: http://www.thejinxhbo.com/

A história desse documentário é enorme e eu vou tentar ser o mais resumido possível, pois cansa digitar demais.

Robert Durst é de uma família milionária de New York, envolvida no ramo imobiliário. Desde os anos 70 o nome deste homem está envolvido em alguns desaparecimentos, homicídios e crimes do tipo. Todavia, com bons advogados e muito dinheiro em volta para ajuda-lo, embora tenha sido preso algumas vezes por breves períodos de tempo, Robert Durst nunca foi condenado.

Andrew Jarecki é um cineasta americano que produziu e dirigiu o filme Entre Segredos e Mentiras (All Good Things) inspirado no caso de Robert Durst. O filme causou impacto na mídia e o inesperado aconteceu: o próprio Robert Durst, que nunca se manifestara sobre as acusações que recaíam sobre ele procurou Andrew para conceder uma entrevista e mostrar os fatos sob sua perspectiva.

O documentário trata exatamente disso, das entrevistas dadas por Durst a Jarecki, sendo que na produção do seriado o diretor recontou toda a história do entrevistado, conversando com pessoas da época, mostrando fotos, enfim, revisitando o caso todo e confrontando com Durst o ocorrido.

Robert Durst fora suspeito do desaparecimento de sua esposa Kathie, em 1982. Ele nunca foi formalmente acusado, muito embora tudo aponte para ele. Ela nunca foi encontrada até hoje e nada se sabe sobre o que ocorreu com ela.

Posteriormente, em 2000, uma grande amiga de Durst fora assassinada na véspera de natal. Susan Berman era seu braço direito no tempo do desaparecimento de Kathie. Dias antes da morte de Susan as investigações contra Durst tinham sido reabertas. Muito embora não pudesse ter sido provado, a suspeita era a de que ele a matou porque ela sabia demais.

Após isso, Durst viveu um tempo como fugitivo, até que o corpo do Sr. Morris Black foi encontrado esquartejado na Baía de Galveston em 2001. Após investigações foi descoberto que Black era vizinho de Durst e tomou conhecimento tanto de sua fortuna quanto da sua situação de foragido.

Em um julgamento impressionante, em 2003, Durst foi absolvido sob a alegação de legítima defesa, alegando que esquartejou o corpo de Black depois por medo de ser descoberto.

Depois desse tempo todo, com o filme, Durst de alguma forma não ficou satisfeito com sua situação e a mim pareceu que quis testar o cineasta nas entrevistas.

Não vou spoilar demais, mas durante a pesquisa do documentário Jarecki encontrou coisas novas e o último episódio é de arrepiar a espinha. Maldade existe, não há discussão.

Robert Durst é uma figura pavorosa. Enquanto ele fala, cheio de tiques nervosos, você observa um cérebro maquinando manipulações e maldades. Esse seriado é uma lição para todos nós.

Com certeza, ainda mais depois de The Jinx, a história de Durst ainda não foi completamente encerrada e agora há mais uma pessoa acompanhando torcendo para que algumas perguntas sejam respondidas.

Recomendo, porque nenhum roteirista de Criminal Minds jamais conseguirá escrever algo assim. A realidade do homem é fascinante: impressiona e amedronta.

FDL

0 comentários: